AVALIAÇÃO DO EIXO 2 - CURRÍCULO
Para que serve uma escola? Que sentido existe em nos organizarmos socialmente para convivermos horas, dias, meses e anos em um ambiente escolar? Qual a relação entre o vivido na escola e o cotidiano das pessoas? O que faz da escola um "espaço-tempo" polêmico entre os que crêem e os que descrêem da sua relevância social? Nos meios acadêmicos já se tornou senso comum o fato de que a escola não muda o mundo, a escola muda com o mundo. Porém, não é preciso ir longe para saber que as experiências escolares mudam as pessoas e que as pessoas são capazes de mudar o mundo. O currículo escolar se constitui e se institui no conflitante campo dos debates que intencionam compreender os diversos "fazeres" e "pensares" que repercutem no interior da escola. A partir dessa compreensão, pode-se dizer que o currículo imprime uma identidade à escola e aos que dela participam. A unidade 2 do curso “Elaboração de Projetos”- Currículo, nos ajudou a reconhecer a necessidade de mudanças no Currículo escolar, principalmente incorporando a ele a utilização de novos instrumentos, novos recursos pedagógicos, ou recursos tecnológicos. O módulo nos oportunizou a perceber a revalorização dos saberes com significativa mudança no Currículo. Vislumbrei que esta mudança ainda não ocorreu na minha escola, porém tivemos a oportunidade do trabalho diferenciado, socializado e significativo.