Ao introduzir um assunto novo na aula é muito importante o questionamento para saber o que as crianças conhecem daquele assunto que será tratado. Levar em consideração o que o aluno já sabe do meio em que vive é importante para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula. O questionamento é o cerne do bom ensino. É necessário escolher os tipos de perguntas a fazer aos alunos para despertar respostas que exijam raciocínio e envolvam os alunos em debates produtivos. Como afirma Piaget, que a meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outros já fizeram, vemos que a responsabilidade do professor é muito grande, uma vez que o mesmo deve levar seu aluno a ser criativo, inventivo e às vezes nós mesmos temos essa dificuldade, pois viemos de uma geração onde o ensino apenas era "despejado" em nossas cabeças e tínhamos que reproduzir nas provas o que nos era cobrado. Quanto as dúvidas, muitas vezes não havia oportunidade de perguntar ou o próprio medo ou a timidez de se expor impedia de questionar alguma coisa. Sandra Pesavento afirma que "Um dos desafios é a questão da dúvida, a dúvida como princípio do conhecimento, o que abre espaço para a incerteza e o desafio." Na geração passada temos o professor como o detentor do conhecimento, isso implica em não ser questionado. Nos dias atuais a mudança ocorre na medida em que o professor se coloca tanto como aquele que ensina como aquele que aprende. Mas essa mudança é difícil e nem todos aceitam a ruptura daquilo que nos foi passado e querem fazer da mesma forma, ocasionando um impacto muito grande no ensinar e aprender. Sendo assim: "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire