A televisão é o entretenimento mais popular no Brasil. Pode faltar tudo numa casa, mas, dificilmente não haverá um aparelho de TV. Até mesmo as classes menos favorecidas têm acesso a esse meio, em casa ou em locais públicos. Além disso, a televisão apresenta vantagens enormes em relação a outros veículos: consegue transmitir os fatos praticamente no momento em que acontecem; não exige grande capacidade de concentração e possui o apelo da imagem, aguçando a audição e a visão do espectador.
Imagine um mundo em que o controle remoto seja a porta para notícias, entretenimento e compras. Imagine um meio de comunicação que reúna o alcance e o apelo da televisão com a interatividade da internet.
Funções do produto
• Usuários apostam sobre resultados de eventos esportivos específicos
• Usuários interagem com outros que estão vendo o mesmo programa
• Usuários ganham pontos (não monetário) para melhorar status relativo aos outros ou para comprar produtos (pizza, CDs, DVDs, etc)
• Usuários recebem feedback sobre como eles estão relativos aos outros
• Anunciantes encontram novos caminhos para atingir sua audiência
• Provedores de serviço descobrem novas formas de aumentar lucratividade
Interatividade e TV
A televisão interativa é uma forma de televisão onde a participação do usuário pode afetar diretamente o conteúdo que já se encontra disponível ou será transmitido.
O que muda com a TV digital?
No primeiro momento a qualidade do som e imagem vai melhorar. O formato da imagem passa a ser mais retangular, como no cinema. Depois será possível receber informações como o que aconteceu no último capítulo a novela. O telespectador poderá interagir com a programação. Foram lançados conversores para funções interativas.
Dia 2/12/2007 foi o lançamento da TV Digital na grande São Paulo. As transmissões analógicas só serão interrompidas em 2016, os brasileiros terão, portanto, cinco anos para se adequar.
É preciso trocar o televisor?
Sim, a não ser que você já tenha uma TV de Plasma ou de LCD com entrada para um cabo HDMi. Nesses casos, basta ter um aparelho receptor,ou “set top box”, uma antena UHF e um cabo HDMi. Os televisores tradicionais poderão captar agora o sinal digital, mas com ganho pequeno na qualidade da imagem.