WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995.
Segundo o coordenador do projeto WebQuest da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Seabra:
"A grande vantagem do WebQuest é dar um outro enfoque à questão da pesquisa na Internet. Os alunos entram na rede buscando temas definidos, com tarefas específicas. Acaba o sistema do copiar e colar"
O modelo criado por Bernie Dodge pode ajudar educadores a alcançarem, entre outros, os seguintes objetivos:
1) Modernizar modos de fazer educação
2) Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas
3) Promover aprendizagem cooperativa
4) Desenvolver habilidades cognitivas
5) Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las)
6) Incentivar criatividade
7) Favorecer o trabalho de autoria dos professores
8) Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.
Segundo o coordenador do projeto WebQuest da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Seabra:
"A grande vantagem do WebQuest é dar um outro enfoque à questão da pesquisa na Internet. Os alunos entram na rede buscando temas definidos, com tarefas específicas. Acaba o sistema do copiar e colar"
O modelo criado por Bernie Dodge pode ajudar educadores a alcançarem, entre outros, os seguintes objetivos:
1) Modernizar modos de fazer educação
2) Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas
3) Promover aprendizagem cooperativa
4) Desenvolver habilidades cognitivas
5) Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las)
6) Incentivar criatividade
7) Favorecer o trabalho de autoria dos professores
8) Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.
Nós do grupo pensamos que é uma estratégia que pode ter um efeito positivo, todavia, para que ocorra a real aprendizagem vai depender muito de como o professor conduzirá este trabalho.
O Portal das Webquests é útil na medida em que ensina “o que é”, “como utilizá-la” e o “como fazer”. A Webquest permite aos professores a organização de informações na Web e a realização de um trabalho criativo, interativo e colaborativo, capaz de proporcionar aos estudantes a produção do seu próprio conhecimento. Tento em vista que o aluno de hoje é um ser voltado para a tecnologia a webquest funciona como forma de incentivar a busca por novos conhecimentos e de promover aulas mais dinâmicas, além de oferecer ao aluno uma nova forma de aprendizagem. Em nossa prática educativa ainda trabalhamos somente com a pesquisa sem a utilização da Webquest por não ter tido conhecimento prévio desta nova metodologia. Também temos que saber como aplicá-la de forma eficaz.
As principais potencialidades da estratégia da webquest vem para facilitar a comunicação entre os alunos, possibilitar a colaboração, melhorar o interesse pela aprendizagem, introduzir novas formas de acesso às informações, estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação, o entusiasmo pela investigação e pesquisa orientada, entre várias outras vantagens.
Pontos fracos: tempo para a construção de uma webquest, tamanho da turma, nº de computadores no laboratório, ponto forte: trabalho em gp, pesquisa na web, síntese do material, a pesquisa em si levando o aluno a adquirir novas informações.
Para aferir a aprendizagem vimos por meio da pesquisa que ainda não há muita utilização deste meio, porém podemos citar alguns exmplos como: uma ficha de auto-avaliação, um debate sobre as temáticas abordadas na webquest e um teste de conhecimentos.Quanto as Webquests de curta ou longa duração acreditamos que ambas são importantes na medida em que contribui na construção de conceitos, na aquisição de conhecimentos, todavia na WebQuest de curta duração, há menos riscos de originar desmotivação e tédio nos alunos. Muitas das vezes dado o tempo limitado que cada disciplina tem semanalmente e a necessidade de cumprimento de programas, contribui para que uma WQ de longa duração nem sempre seja a melhor opção.
Sendo assim o grupo conclui que a webquest é um recurso valioso para o desenvolvimento da prática pedagógica, proporcionando assim um aprendizado eficaz.