ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MAGDA IVANA
PROFESSORAS: JOANA D’ARC LUCIO PEREIRA, LIVANI JUSKI LAZAROTTO, MARIA HELENA DA SILVA
PLANO DE AULA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DADOS DA AULA
- Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa;
- Averiguar junto a Secretaria Municipal de Educação quais são os elementos que norteiam o processo de organização da alimentação nas escolas;
- Propor a inclusão de uma proposta de educação alimentar no projeto político pedagógico da escola;
- Verificar quais são os hábitos alimentares das famílias;
- Propor parcerias com profissionais da saúde para que seja realizadas palestras para as famílias e alunos em prol da educação alimentar, bem como a importância da higiene corporal;
- Refletir sobre as ações diárias em relação à saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e higienização ao preparar os alimentos;
- Estimular as famílias e a comunidade escolar a realizar a analise das tabelas nutricionais das embalagens e conhecer a pirâmide alimentar,
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
Público alvo:
Educação infantil
Duração das atividades:
10 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Para a realização das aulas é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções investigativas, oralidade e sobre a utilização da pintura digital (Tux Paint).
- a valorização do momento reservado à alimentação,
- a importância dos hábitos alimentares saudáveis
- boas práticas alimentares, pois, acreditamos que, se a educação alimentar for colocada em prática na educação infantil pode contribuir para a prevenção de doenças como: a obesidade, desnutrição infantil, anemia, colesterol, diabetes e outras, e também evitará o desperdício de alimentos.
Estratégias e recursos da aula
1º dia: Roda de conversa, demonstração de frutas artificiais e atividades para colorir
Em um primeiro momento foi realizada uma Roda de Conversa, onde provocamos as crianças para falarem sobre os seus hábitos alimentares desde o levantar até ao dormir, o que entendiam por alimentação saudável, quais os seus alimentos preferidos e os mais consumidos na família, Identificamos as semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos. Depois de esgotadas as discussões de senso comum, apresentamos o projeto e falamos da importância da alimentação saudável utilizando textos impressos préviamente pesquisados. Clique aqui.
Em seguidas foi exposta uma fruteira com variadas frutas artificiais, através das quais os alunos destacaram as que mais gostavam. Logo após explicamos a importância do consumo destas na nossa alimentação diária e aplicamos uma atividade com gravuras de frutas para os alunos colorir com lápis de cor. Naquele dia solicitamos aos gestores toalhas novas para as mesas do refeitório.
2º dia: Questionamentos, escrita e leitura de palavras e pesquisa em revistas.
Dando continuidade sobre o tema, além de todos os dias socializar sobre os alimentos servidos no café da manhã e no almoço, realizamos o dia do pão com manteiga, na ocasião levantamos os seguintes questionamentos:
- De que é feito o pão?
- Onde o pão é feito?
- Quem faz o pão?
- De que é feito a manteiga? E a margarina?Escrevemos no quadro negro as palavras: pão, manteiga e padaria e realizamos leitura coletiva destas, além disso trabalhamos as composições destes alimentos e a importância para o nosso organismo. Ao termino destas atividades foram distribuídas revistas para os alunos pesquisar e recortar figuras de alimentos.Após as referidas atividades, assistimos o vídeo da música “Sopa do Neném”
3º dia: seleção de figuras de alimentos e dialogoAlém de socializarmos sobre os alimentos servidos no dia e sobre os alimentos saudáveis e os não saudáveis, selecionamos as figuras recortadas no dia anterior de maneira a separá-las na mesma ordem, provocando os alunos a falarem sobre os alimentos de cada figura.Após a seleção montamos um painel dos alimentos saudáveis e não saudáveis, um cartaz de um prato saudável e um dos carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas, os quais foram fixados no refeitório.
4º dia: Laptop do Projeto UCA, pintura digital, recorte e colagemNo dia destinado a turma para a utilização dos laptops do projeto UCA (Um Computador por Aluno), montamos um painel de alimentos utilizando a pintura digital, através desta atividade trabalhamos: coordenação motora, visual e memória.Ao retornar á sala de aula, confeccionamos um cartaz com o alfabeto dos alimentos utilizando a escrita de letras, nomes e desenhos de alimentos.
5º dia: cesta com frutas artificiais e contação de História
De posse da cesta de frutas artificiais contamos a história da Cesta da Dona Maricota de Tatiana Belinky. Após a história foi realizada interpretações orais, onde todos expuseram suas ideias e falamos da importância desses alimentos para a saúde. Em seguida disponibilizamos lápis de cor, tesoura, cola e figuras de frutas, legumes e verduras e de uma cesta para os alunos colorir, após recortaram e colaram os alimentos na cesta. Cesta da Dona Maricota
6º dia: pintura, recorte, colagem e encenação
Disponibilizamos para cada criança lápis de cor e uma folha de papel sulfite com gravuras de frutas, verduras e legumes para colorir, ao terminarem disponibilizamos tesoura para que recortassem cada figura, que foram colados em palitos de picolé, os quais foram utilizados como fantoches para cada aluno interpretar um personagem da história “A cesta da Dona Maricota”.No momento da musicalização contamos as musicas: Sopa do Neném (Paulo Tatit e Sandra Peres) e Geração Saúde (Aline Barros).
7º dia: história impressa, recorte e colagem
Levamos para a sala de aula a história “A cesta da dona Maricota” impressa, a qual juntamente com os alunos colamos em cartolinas obedecendo a ordem dos fatos narrados, que resultou em um grande painel com margens decoradas com papel de presente e figuras de uma cesta com frutas, legumes e verduras e uma figura de uma mulher representando a dona Maricota. Após a montagem o painel foi fixado na parede e realizamos a releitura da história.8º dia: sistema monetário, simulação de uma feiraDisponibilizamos para os alunos notas de $ 1,00, $2,00 e $5,00 de brinquedo e provocamos a dizerem seus valores e o que poderiam comprar com os respectivos valores. Depois de esgotadas a conversa preliminar, organizamos as mesas e expusemos vários objetos, simulando uma feira, onde cada aluno de posse do dinheiro foi comprar o que preferiam, tomamos o cuidado de fazer rodízio dos alunos de maneira que todos puderam se passar por vendedores e compradores. Na ocasião trabalhamos também a importância de analisarmos os rótulos e as embalagens levando em conta a data de validade.
9º dia: Avaliação e seleção das atividadesEm uma roda de conversa foi realizada a avaliação do projeto, provocamos as crianças a falar sobre o que acharam do projeto, das atividades desenvolvidas, o que mais gostaram e o que aprenderam de novo, foi um momento de grande partilha e enriquecedor.Em preparação para encerramento, selecionamos as atividades relacionadas ao tema e confeccionamos cartazes para serem expostos nas paredes do pátio.
10º dia: encerramento do projetoAo realizarmos a culminância do projeto montamos uma mesa com variedades de frutas, decoramos o pátio da escola com as atividades desenvolvidas em sala de aula, falamos do projeto e apresentamos um vídeo com fotos tiradas durante o desenvolvimento do projeto, tendo como fundo musical a música “Geração Saúde. (Aline Barros). Na ocasião contamos com a presença dos pais, gestores e professores da escola e com uma nutricionista, a qual ao abordar o tema utilizou slides ressaltando a importância da alimentação saudável, dando destaque para a pirâmide alimentar, as doenças que podem ser evitadas com estes bons hábitos. Além disso, ressaltou também a importância da higienização correta dos alimentos. Aproveitamos o ensejo para distribuirmos hipoclorito de sódio para os pais e responsáveis.Recursos complementares
- Textos impressos sobre alimentação saudável,
- Aparelho de som
- CDs
- Cartolinas
- Papel A4
- Papel cartão
- Tinta guache
- Cola
- tesoura
- Fita crepe
- Durex
- Canetas
- DVDS
- Aparelho de DVD
- Máquina fotográfica
- Televisão
- computador
- Roda de conversa;
- Músicas;
- Teatro,
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
- Recorte, colagem e modelagem;
- Desenho livre;
- Alfabeto Móvel;
- rótulos e embalagens de alimentos;
- palestra com nutricionista;
- Painéis
Avaliação
A avaliação foi realizada continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos, produções dos/das alunos/as, dentre outros), sendo que a cada encontro analisamos a procedência das tarefas realizadas com os/as alunos/as, bem como a participação dos/das mesmos/as nas atividades propostas, para planejarmos os encontros posteriores.A expressão oral foi um recurso significativo na avaliação do projeto, através das discussões, exposições de ideias e opiniões em que o (a) aluno (a) explicitaram suas conquistas e dúvidas, uma vez que estes ainda não sabem ler e escrever.