Quem sou eu

Minha foto
JACIARA, MATO GROSSO, Brazil
Nasci na capital de São Paulo. Atualmente moro em Jaciara/MT. Sou professora formada pela UFMT em Pedagogia. Gosto muito de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sou fã da tecnologia. Procuro sempre estar atenta aos novos lançamentos. No momento não estou em sala de aula. Desempenho funções de coordenação na SME. Tenho aprendido muita coisa por onde passo. É uma caminhada constante em busca de novos conhecimentos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TICs na Educação




As transformações que a sociedade vem vivendo impõem grandes desafios a todas as pessoas. Somos coagidos a acompanhar as novas tendências tecnológicas, pois a vida moderna exige isso e quem não se adequar a essas transformações será descartado. O leigo tecnologicamente falando encontrará dificuldades não só no mercado de trabalho, mas em situações diversas do seu cotidiano, como: operar caixas eletrônicos, celulares, Internet, etc.
No mundo informatizado em que vivemos não há espaços para pessoas retrógradas, mas sim para aqueles que estão sempre prontos a aprender. Nós professores, nesse novo cenário, envolto pela tecnologia, estamos diante de novas exigências.
A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento em sala de aula. Hoje, já não é exclusividade dos mais jovens manter blogs, atualizar perfis em redes sociais ou bater papo com amigos na internet. A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo e a mudança acontece pouco a pouco.
A realidade da escola básica hoje é muito diferente da existente há dez anos. Passamos por muitas mudanças importantes nos últimos anos.
O mundo moderno apresenta, a cada dia, novos problemas e oportunidades que exigem novas maneiras de pensar, de ensinar, de interagir. Como pode a escola ficar à deriva desta nova era? Precisamos incorporar estes recursos tecnológicos também no cotidiano escolar.
O desafio esta posto, ou mudamos ou ficamos a margem de uma nova sociedade a “Sociedade Conectada”. Vivemos num mundo digital, virtual, estruturamos nossa ação através da tecnologia. A escola precisa ser mais eficaz, no sentido de fazer as coisas certas de acordo com o que está proposto; e para que isso aconteça, há necessidade de um contínuo crescimento dos profissionais envolvidos na educação. A escola precisa estar alinhada com o mundo atual e com a rapidez das mudanças.