As transformações que a sociedade vem vivendo impõem grandes desafios a todas as pessoas. Somos coagidos a acompanhar as novas tendências tecnológicas, pois a vida moderna exige isso e quem não se adequar a essas transformações será descartado. O leigo tecnologicamente falando encontrará dificuldades não só no mercado de trabalho, mas em situações diversas do seu cotidiano, como: operar caixas eletrônicos, celulares, Internet, etc.
No mundo informatizado em que vivemos não há espaços para pessoas retrógradas, mas sim para aqueles que estão sempre prontos a aprender. Nós professores, nesse novo cenário, envolto pela tecnologia, estamos diante de novas exigências.
A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento em sala de aula. Hoje, já não é exclusividade dos mais jovens manter blogs, atualizar perfis em redes sociais ou bater papo com amigos na internet. A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo e a mudança acontece pouco a pouco.
A realidade da escola básica hoje é muito diferente da existente há dez anos. Passamos por muitas mudanças importantes nos últimos anos.
O mundo moderno apresenta, a cada dia, novos problemas e oportunidades que exigem novas maneiras de pensar, de ensinar, de interagir. Como pode a escola ficar à deriva desta nova era? Precisamos incorporar estes recursos tecnológicos também no cotidiano escolar.
O desafio esta posto, ou mudamos ou ficamos a margem de uma nova sociedade a “Sociedade Conectada”. Vivemos num mundo digital, virtual, estruturamos nossa ação através da tecnologia. A escola precisa ser mais eficaz, no sentido de fazer as coisas certas de acordo com o que está proposto; e para que isso aconteça, há necessidade de um contínuo crescimento dos profissionais envolvidos na educação. A escola precisa estar alinhada com o mundo atual e com a rapidez das mudanças.