Quem sou eu

Minha foto
JACIARA, MATO GROSSO, Brazil
Nasci na capital de São Paulo. Atualmente moro em Jaciara/MT. Sou professora formada pela UFMT em Pedagogia. Gosto muito de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sou fã da tecnologia. Procuro sempre estar atenta aos novos lançamentos. No momento não estou em sala de aula. Desempenho funções de coordenação na SME. Tenho aprendido muita coisa por onde passo. É uma caminhada constante em busca de novos conhecimentos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

WEB 2.0 EM SALA DE AULA

Os recursos da WEB 2.0 são fantásticos! Tantas ferramentas que podem ser usadas nas aulas motivando alunos e professores: Blogs, Webquest, Google docs, textos coletivos, Enquetes. Uma infinidade de opções. Vejo que os nossos alunos estão antenados com as mudanças que vem ocorrendo e muito mais desinibidos no quesito aprendizagem. Digo isso porque, além da experiência como professora, tenho uma sobrinha com 4 aninhos que “brinca” com o meu notebook. Fico olhando admirada a habilidade dela arrastando o dedinho no espaço que seria o mouse, apertando os botões direito ou esquerdo conforme solicita o joguinho e, ela sabe jogar sozinha. Ainda fica brava quando perde no jogo ou não consegue realizar o que está pedindo. No ambiente escolar não é diferente, as crianças exploram cada vez mais os recursos do laptop que estão sendo utilizados nas aulas. Acho incrivel toda essa mudança e a rapidez com que ocorre e como diz a professora Lourdes em seu blog: “Atualmente, vivemos o tempo dos Nativos Digitais. As crianças dominam as Tecnologias da Informação e da Comunicação melhor do que muitos adultos, uma vez que, as mesmas não têm medo de utilizar os mais variados meios tecnológicos. A escola, e consequentemente, os professores, são desafiados diariamente a mediarem sua prática docente com estes recursos na busca de novas formas de aprender e de ensinar.  Bem está posto o desafio, vamos enfrenta-lo e superar nossas dificuldades ultrapassando as barreiras que se apresentarem e para isso temos que sistemáticos, constantes, buscar mudar a nossa práxis para que realmente atendamos as exigências deste momento.