Quem sou eu

Minha foto
JACIARA, MATO GROSSO, Brazil
Nasci na capital de São Paulo. Atualmente moro em Jaciara/MT. Sou professora formada pela UFMT em Pedagogia. Gosto muito de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sou fã da tecnologia. Procuro sempre estar atenta aos novos lançamentos. No momento não estou em sala de aula. Desempenho funções de coordenação na SME. Tenho aprendido muita coisa por onde passo. É uma caminhada constante em busca de novos conhecimentos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Atividade do curso “Elaboração de Projetos”. Refletindo sobre algumas questões:


Interdisciplinaridade: A tentativa de estabelecer relações entre as disciplinas é que daria origem à chamada interdisciplinaridade. Favorece ao aluno a integração de aprendizagem pelo estabelecimento de ligações entre as disciplinas escolares.. É o elo entre as diferentes áreas do conhecimento. Na interdisciplinaridade existe a interação entre as disciplinas ou áreas de conhecimento.

Multidisciplinaridade:se caracteriza por envolver diferentes disciplinas em torno de um tema comum, porém não existe nenhuma relação e cooperação entre elas. é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, sem nenhuma cooperação. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas.

Pluridisciplinaridade:é a interação entre os conhecimentos disciplianres. É a relação entre os domínios disciplinares indicando a existência de alguma cooperação entre elas.

Transdiciplinaridade: as disciplinas além de colaborarem entre si, existe uma organização que ultrapassa as próprias disciplinas e a interdisciplinaridade, como os temas transversais por exemplo, que ao serem trabalhados vão além da organização disciplinar.

sábado, 10 de março de 2012

PITEC

Estamos na ativa novamente. Dessa vez estaremos nos aperfeiçoando quanto a introdução de projetos, incluindo a tecnologia na sala de aula. Retornamos nesta sexta feira (09/03/2012) aos estudos, com a formadora Professora Elisângela, que além de muito inteligente é dinâmica também, fazendo com que todos os cursistas sintam-se envolvidos nas atividades propostas. O Curso tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso. Espero agregar mais conhecimentos a minha prática com mais este curso, pois os dias atuais são muito exigentes com essa sociedade da informação, conectada 24 horas. Nós professores temos que nos adequar e aprender em todos os momentos da nossa vida, principalmente quando aparecem oportunidades como esta do NTM em Jaciara. Boa sorte para todos nós cursistas!!!